24/08/2008

Fármacia Viva em Escola Pública

Atualmente, 80% da população mundial utilizam plantas medicinais e os motivos mais freqüentes são à busca de uma forma de vida mais natural e a falta de recursos para adquirir medicamentos sintéticos. Sendo assim o presente trabalho visa relatar a experiência desenvolvida em uma escola pública, onde os alunos desenvolveram atividades visando o cultivo de plantas medicinais para seu posterior estudo e algumas hortaliças que podem ser usadas como condimento na merenda escolar. Através de um trabalho prático e participativo os alunos juntamente com a comunidade escolar desenvolveram a capacidade para trabalho em equipe, espírito cooperativo e responsabilidade pelos atos realizados, ampliando a consciência da importância das ações individuais e coletivas. As crianças estão plantando e colhendo hortaliças na horta a alguns anos, sendo os produtos principais as plantas medicinais e os condimentos. A horta escolar juntamente com as plantas medicinais e os condimentos foi um passo para gerar vários temas integrados, como higiene, respeito e cooperação, alimentação alternativa, entre outros. O presente trabalho deverá ter prosseguimento para que mais alunos possam vivenciar a experiência cooperativista utilizando nas atividades da horta técnicas alternativas de adubação e recuperação de solos, além de produzirem alimentos e remédios alternativos para a comunidade escolar.
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